terça-feira, 12 de julho de 2011

Shell Script

O shell é um interpretador de comandos. Ele faz a ligação entre os comandos que você digita e as atividades que o Kernel pode realizar. O shell tem como propósito tornar o sistema operacional mais amigável, O linux possui mais do que um shell, cada qual com suas características diferentes  e funções especiais. O shell padrão do linux é o Bourne Again Shell.
O c-shell é ao mesmo tempo interpretador de comandos e linguagem de programação (baseado na linguagem C), tem variáveis de usuário.

Função:

  • History: permite que o usuário repita e manipule os comandos que constam da lista.
  • Alias: Possibilita a criação de uma grande variedade de comandos simples.
Bourne Again Shell

Shell da GNU. Incorpora funicionalidades do Korn Shell e C-shell. Para entrar no Bourne Again Shell a partir do C-shell digite o comando bash.

Características do shell

O shell possibilita a interpretação tanto de comandos digitados quanto de shell script, que não é nada mais nada do que um arquivo texto com seqüências de comandos e com permissão de execução. Para criar o shell script, crie um arquivo de texto e ajuste suas permissões para que ele se torne executável. Este arquivo pode ser criado com um editor como o vi ou um redirecionamento para um arquivo da saída de um comando cat

Obs: para tornar um arquivo texto em um shell script deve-se usar o comando chmod para  mudar suas permissões de acesso.