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Introduzir crianças ao Python com um programa simples e divertido é uma ótima maneira de começar. Abaixo está um exemplo de um programa Python básico que você pode usar como primeiro projeto para crianças. Este programa cria um "adivinhador de número" simples, onde o computador escolhe um número aleatório e a criança tenta adivinhá-lo.
Copie o programa no editor Repl.it
import random # Importa a biblioteca random para gerar números aleatórios
# Gera um número aleatório entre 1 e 10
numero_secreto = random.randint(1, 10)
print("Bem-vindo ao Adivinhador de Números!")
print("Estou pensando em um número de 1 a 10.")
tentativas = 0 # Inicializa o contador de tentativas
# Começa um loop para a criança tentar adivinhar o número
while True:
tentativa = int(input("Tente adivinhar o número: ")) # Solicita uma tentativa à criança
tentativas += 1 # Incrementa o contador de tentativas
if tentativa == numero_secreto:
print("Parabéns! Você acertou o número em", tentativas, "tentativas.")
break # Sai do loop
elif tentativa < numero_secreto:
print("Tente um número maior.")
else:
print("Tente um número menor.")
# Fim do programa
Neste programa, a criança terá a oportunidade de adivinhar um número de 1 a 10. O programa gera um número aleatório, e a criança insere suas tentativas para adivinhá-lo. O programa fornece dicas se o número tentado é maior ou menor do que o número secreto. Quando a criança acerta o número, o programa exibe o número de tentativas feitas.
Este é um projeto simples, mas eficaz, para iniciar a jornada de aprendizado de programação de uma criança. Ele ajuda a ensinar conceitos básicos como entrada de usuário, condicionais, loops e uso de bibliotecas, além de ser divertido e interativo. À medida que a criança se familiariza com o código, você pode expandir o programa com mais recursos e desafios.