sábado, 14 de setembro de 2024

Simplificando o Kubernetes


Tecnologias como Docker Containers e Kubernetes aumentaram significativamente a eficiência do desenvolvimento de software, mas gerenciar o nível de desempenho e o custo da infraestrutura em nuvem continua sendo um desafio para muitas empresas.

vCluster é um projeto de código aberto que cria clusters Kubernetes virtuais leves dentro de clusters físicos existentes. Eles funcionam da mesma maneira que clusters normais, mas com uma vantagem: compartilham componentes essenciais da infraestrutura, como segurança e monitoramento, em vez de duplicá-los em vários clusters.

Tradicionalmente, as empresas tiveram que escolher entre gerenciar clusters grandes e complexos ou muitos clusters menores. Ambas as opções têm desvantagens:

  • Grandes clusters podem ser caros e difíceis de manter.
  • Clusters pequenos geralmente levam ao desperdício de recursos, pois cada cluster requer seu próprio conjunto de ferramentas de infraestrutura.
  • Clusters pequenos acabam duplicando serviços como políticas de segurança e ferramentas de monitoramento em cada cluster, o que complica o trabalho.

Prós do vCluster:

  • Clusters virtuais compartilham componentes essenciais da infraestrutura, reduzindo a duplicação.
  • Cada cluster virtual opera de forma independente usando seu próprio servidor API e plano de controle.
  • Uma das maiores vantagens é a velocidade. Embora um cluster físico do Kubernetes possa levar de 30 a 45 minutos para ficar pronto e funcionando, um cluster virtual fica pronto e funcionando em apenas alguns segundos.

Hoje o vCluster já é utilizado por empresas como Adobe, CoreWeave e Codefresh. Loft Labs, a empresa por trás do vCluster, levantou recentemente US$ 24 milhões em financiamento para desenvolver recursos para usuários corporativos. Dessa forma, as empresas podem obter o melhor: desenvolvimento mais rápido e custos mais baixos.